Bem-vindo, visitante!
 Login:  Senha:
Para refletir: "Clichês são como lixo: alguns apenas descartam, outros reciclam." - EdKnight

Autor Tópico: TUTORIAL: Aprenda a desenhar no estilo Dragon Ball Z - Lição 2: Tronco  (Lido 16883 vezes)

Ronaldo

• Membro
  • *
  • Reputação: 94
  • Super Bomberman 6, Marco na história do Game Maker
Pontuação: 0

Olá gente! Estou vontando com mais uma lição imperdível do nosso tutorial de desenho DBZ :-D. Já aprendemos a desenhar cabeças (ou pelo menos o basico), agora vamos partir para o corpo em sí. Vamos então nesta lição tratar da parte do tronco, que envolve o pescoço, peito, tórax e quadris. Bom, Na lição anterior eu não ensinei o esboço da cabeça (erro meu XD), mas tudo bem, nesta lição vou mostrar um esboço básico pra se começar a construção do corpo. Se você não viu a primeira lição ainda, vá neste link:

Lição 1 - http://mundorpgmaker.com/gogo/3nbfw5

Lição 3 - http://mundorpgmaker.com/gogo/8yfsat

Bem, vamos começar a segunda lição.

Figura 1

O esboço é basicamente composto de linhas e formas geométricas simples usado para se traçar a base para o desenho, pra se ter uma noção das medidas, do tamanho de cada membro. Na figura 1, você pode ver dois esboços, um para homem e outro para mulheres. Estes são esboços que eu criei da forma que eu acho mais adequada para se usar no estilo Dbz para o tronco. Você não precisa usar exatamente esse que eu fiz, pode criar o seu proprio da maneira que fica melhor pra voce mesmo desenhar, mas de forma que venha respeitar os tamanhos adequados dos membros do desenho que quer fazer. Pra se fazer o esboço voce começa pelas linhas, depois desenha as formas geométricas que correspondem ao peito e ao quadril do personagem. Essas duas partes merecem destaque com essas formas geométricas porque ficam em partes estratégicas do corpo, pois facilitam a visualização do desenho que se quer obter. Quanto mais bombado for o personagem, mais longas serão as linhas e maiores serão as formas geometricas usadas no esboço, então preste atenção nisso.

Figura 2

Agora que já aprendemos a construir o esboço, é hora de preenche-lo. Este é o segundo passo para se completar o personagem, neste vamos dar forma ao personagem através de mais figuras geometricas que vamos adicionar ao esboço original. Olhe bem a figura 2, nele temos três desenhos: o de um homem "bombadão" estilo Broly (1), um homem comum como o Goku(2) e uma criança(3). Como já dissemos antes, o bombado no caso 1 possui um esboço mais largo, com linhas mais longas e formas maiores. No peito, como voce pode ver, foram desenhadas duas ovais para a forma de peito, na barriga, são desenhados 6 circulos distribuidos em 2 colunas de 3 circulos cada, e uma linha curva acima dos dois circulos superiores. Isto é para fazer os musculos da barriga. Nesses desenhos eu procurei mostrar um pedaço dos braços, mas não vou ensinar a desenha-los nessa lição, porém, você já pode observar que nos ombros eu acrescentei um circulo e no biceps do braço fiz uma oval grande com uma  outra oval pequena dentro. Tudo isto para melhorar o esboço e fazer o personagem começar a aparecer na folha. Veja bem a posição de cada forma que vai adicionar ao esboço, elas devem estar no lugar certo de acordo com as linhas do mesmo.
      No Homem comum ocorre o mesmo esquema anterior, mas em proporções menores, os musculos sao exatamente os mesmo mas menores. Na criança não vamos desenhar os musculos de forma completa, apenas daremos forma ao corpo. Voce pode notar que o peito e a barriga são mais "quadradas", e no braço não deve ter nenhum detalhe por dentro, então depois de fazer os esboço, apague completamente as ovais do braço. Nas mulheres não há muita dificuldade pra preencher o esboço, é como no caso da criança, apenas deve-se dar a forma de acordo com o esboço e adicionar os seios, mais detalhes sobre isso veremos a seguir.

Figura 3

Chegamos à parte mais interessante do tutorial, que é onde vamos fazer os musculos tomarem forma e detalhes exatos. Veja na figura 3, eu dividi o tronco em três partes. Vena na primeira delas que é o peito, observe o detalhamento do mesmo. As ovais que antes adicionamos tomaram uma outra forma, mais precisa. Veja que agora já não são mais ovais, as duas partes se unem ao meio por um traço vertical, e na base há uma curva voltada para cima. Há pequenos traços horizontais bem no meio da linha que une as duas partes e tambem nas estremidades delas. Todo esse detalhamento é importante quando se quer fazer um personagem bem musculoso. Veja tambem no pescoço que há linhas inclinadas que apontam para o meio do peito, eu não sei como se chama essa parte do corpo, mas ficam como se fossem "caninhos" no pescoço.
      Na segunda etapa, veja que adicionamos os detalhes da parte da barriga do personagem. Observe primeiramente o contorno da barriga, são adicionados traços inclinados apontados pra cima em cada um dos lados. No centro, os musculos que eram formados por 6 circulos, agora tomam uma forma mais propria. Na segunda etapa o personagem parece estar com uma cinta, ou uma faixa, por isso só aparecem 4 musculos. Na etapa 3, os musculos aparecem por completo. Veja bem essas duas etapas e treine essa forma que os musculos adquirem.

figura 4

Veja agora a figura 4 com o desenho completo, tanto o homem como a mulher. Na mulher como dissemos antes, não há muitos detalhes por dentro, o que mais aparece são os seios. Além disso, a forma do corpo da mulher é basicamente composta de linhas curvas, portanto preste atenção no traço.
      Bem, acho que isso é tudo por hoje, a nossa lição fica por aqui. Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou alguma parte que eu não expliquei direito, podem postar aqui no tópico mesmo, para que assim como você, outros possam tambem ver a solução. Vale lembrar que este tutorial é de minha autoria e não pode ser disponibilizado por ninguem em nenhum outro fórum ou site. Até a proxima gente!
« Última modificação: 04 de Outubro de 2010, 22:25:39 por ronaldo »

Visite o primeiro projeto ganhador do Projeto de Ouro para o Game Maker! - Clique aqui!

guyps3

• Membro
  • *
  • Reputação: 0
  • Participante ativo da eterna mudança \o/
Re: TUTORIAL: Aprenda a desenhar no estilo Dragon Ball Z - Lição 2: Tronco
« Resposta #1 em: 15 de Janeiro de 2010, 18:54:53 »
manerão brother ! gosto do que vc faz.  isso me motiva cada dia mais a desenhar. sou seu fã  e vc sabe disso! to louco pra ver os  prossimos tutoriais ! *-*
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2010, 19:05:38 por guyps3 »

Bulacha

• Membro
  • *
  • Reputação: 71
  • you're a hot mess, im in lovin' it hell yes
« Resposta #2 em: 15 de Janeiro de 2010, 18:58:51 »
Até as crianças são fortes.
Alguma hora começo.
E bela aula.
+Cred.

Chaos Zero

• Membro
  • *
  • Reputação: 13
  • One Piece RPG - Breve
« Resposta #3 em: 15 de Janeiro de 2010, 19:33:54 »
Boa aula.
Vai ter alguma sobre como colorir os desenhos?
Propaganda

Blog Anime Chaos - Tudo que há de mais novo do mundo dos animes você encontra aqui!

maxnw

• Membro
  • *
  • Reputação: 11
« Resposta #4 em: 15 de Janeiro de 2010, 19:50:04 »
Você poderia também mostrar os corpos gordos de homens e mulheres, apesar de serem mais raros no Dragon Ball ^^

Chaos Zero

• Membro
  • *
  • Reputação: 13
  • One Piece RPG - Breve
« Resposta #5 em: 15 de Janeiro de 2010, 19:53:04 »
Vc personagens como o majin bu?
Propaganda

Blog Anime Chaos - Tudo que há de mais novo do mundo dos animes você encontra aqui!

Adogeon T_Bard

• Membro
  • *
  • Báu, tchi-ca báu uau!
« Resposta #6 em: 15 de Janeiro de 2010, 20:11:07 »
Vlw cara, vai me ajuda muito com os meus estudos!!!+1 créd

Ronaldo

• Membro
  • *
« Resposta #7 em: 15 de Janeiro de 2010, 22:05:35 »
@Chaos Zero

Sobre coloração eu não pensei ainda, pois eu mesmo não sei colorir da maneira correta com line art e tudo, eu só pinto os desenhos escaneados direto, então não é a forma mais adequada pra ensinar a voces.

@maxnw

Nossa, realmente voce me lembrou bem, eu esqueci de fazer esse tipo de corpo. Claro que quero deixar o meu tutorial o mais completo possivel, então assim que der eu vou adicionar esta parte aqui no tutorial, e já pretendo adicionar vários exemplos de personagens feitos por mim mesmo no fim de cada aula, com o tempo a gente resolve tudo isso. :ok:

Estou muito feliz com os comentários, o pessoal dando dicas pra melhorar é a melhor coisa que eu posso receber por aqui, valeu mesmo. :palmas:

Visite o primeiro projeto ganhador do Projeto de Ouro para o Game Maker! - Clique aqui!

T-Rex

• Membro
  • *
  • Reputação: 2
  • Feliz Ano Novo, comunidade Maker.
« Resposta #8 em: 16 de Janeiro de 2010, 12:17:21 »
Gostei da aula, cara! Agora, acredito que só falta o curso sobre colorização e sombreamento, né? :D

Você também poderia dar uma aula sobre perspectiva e golpes, lutas e poderes especiais!

~ Digimon Forever.

Crow

• Membro
  • *
« Resposta #9 em: 16 de Janeiro de 2010, 16:13:40 »
HAHA!
Que Show Cara!
Nem sabia que você fazia tutoriais,
Fico muito bom!Me fala se tive mais

+CRED pelo otimo tutorial
T.T - O.O - xD

Ronaldo

• Membro
  • *
« Resposta #10 em: 16 de Janeiro de 2010, 16:18:27 »
Olá Crow, pois é nem eu sabia que eu fazia tutoriais XD. Por enquanto só tem esses, ainda faltam 4 lições desse, vou fazendo elas assim que der.

ZebaXx

• Membro
  • *
  • Reputação: 2
  • Designer e Roteirista. Axo que é só isso ^^
« Resposta #11 em: 20 de Janeiro de 2010, 12:36:17 »
muito bom !!! ;-)

Nando_v

• Membro
  • *
  • Reputação: 4
  • ナンド と男 traduiz no google!
« Resposta #12 em: 22 de Janeiro de 2010, 00:06:11 »
xD bom muito bom mais eu como so fa de todo tipo anime e manga e gosto muito de desenhar vou siguir seu tutorial e tb quero apender bastante resumindo faz logo o tres aew :3
se for meu fãn (oque eu duvido...)<< use isso aki

xX Alemao Xx

• Moderação Global
  • *
  • Reputação: 471
  • Coming Soon...
« Resposta #13 em: 26 de Janeiro de 2010, 17:47:54 »
Parabéns!!Ficou muito bom...Eu já sei desenhar dragon ball só que nem se compara com o seu desenho...Agora vou desenhar melhor  :ok:
Vlw!!Té +!!

Nothing is true. Everything is permited. Requiescat in Pace.

Nando_v

• Membro
  • *
« Resposta #14 em: 26 de Janeiro de 2010, 21:52:10 »
qual o programa que vc usa pra colorir? a espero a 3ª liçao xD

Ronaldo

• Membro
  • *
« Resposta #15 em: 26 de Janeiro de 2010, 22:30:05 »
para colorir eu uso o Photoshop mesmo. Talvez eu faça um tutorial sobre o modo que eu uso para colorir meus desenhos, mas só digo que não é o mais adequado XD.

preischadt-mau3000

• Membro
  • *
  • Reputação: 89
  • Two of the [not so] few Destiny Scripters =D
« Resposta #16 em: 28 de Janeiro de 2010, 17:55:53 »
Impressionante.

Gostei muito das lições e do seu estilo de desenho =D
Apesar de não ser muito fã dos traços do Dragon Ball, gostei mesmo.

Principalmente a parte do corpo bombado, ficou muito bom. Nunca desenhei algo do gênero XD
Já desenho há alguns anos, se quiser alguma ajuda ou qualquer coisa é só me chamar ;D

Ótimo tutorial, +1 Cred!
See Ya!

The Biblical Game
Visite o Tópico!
Pong Online (Projeto de Ouro: Agosto/2010)
Sonoplastia - Conheça Meu Trabalho
Músicas Originais Para o Seu Jogo!

Trabalhando em algo novo que pode revolucionar o que alguns dizem ser antigo.
Aguarde.

Nando_v

• Membro
  • *
« Resposta #17 em: 06 de Fevereiro de 2010, 20:17:40 »
cade o 3 disistio
:3 cade?

Ronaldo

• Membro
  • *
« Resposta #18 em: 18 de Fevereiro de 2010, 00:26:27 »
valeu preischadt-mau3000, pois é, eu tambem desenho há anos, na verdade desde muito criança eu já tentava desenhar personagens de dragon ball. Mas não é só este estilo que desenho, tambem pratico vários outros, mas meu dominio está em DBZ.

leumas

• Membro
  • *
« Resposta #19 em: 11 de Março de 2010, 23:15:05 »
Otimo Aprendi Bem Disendo Ai suiahusa :superlohan:   :palmas:

Jaker Pot

• Membro
  • *
  • Reputação: 26
  • Gift do Mada pra mim :D
« Resposta #20 em: 13 de Março de 2010, 22:46:09 »
Very Good!

Gostei da aula, e tambem quero saber que programa você usa pra colorir/desenhar (photoshop???)

» Concluir meu sistema [   ]

Uchiha Madara

• Membro
  • *
« Resposta #21 em: 15 de Março de 2010, 21:03:49 »
 :superlohan: Muito bom esse seu tutorial embora nao so muito bom com desenhos nao tenho tanta facilidade para desenhar mas me ajudou muito kra!!
esta de parabens espero q vc contiue com os outros passos!!
po vey nao tenho como dizer o quantoi feliz estou com esse tuto eu fiz um desenhos na aula de artes utilizando esse metodo o professor me deu um 10 e disse q to de parabens pq melhorei bastante hehehe se nao fosse seu tuto eu nao teria conceguido vlw mano!

+1 cred :-)

kourse

• Membro
  • *
« Resposta #22 em: 09 de Abril de 2010, 14:23:50 »
oh cara eu nao sei como ir para liçao 3 vei sera q ce mi ajuda.bota o link ai! ^-^ :palmas: :yay:

baoyama

• Membro
  • *
  • Amazing art from the Samurai RTP!
« Resposta #23 em: 09 de Abril de 2010, 18:55:07 »
aula muito boa pra quem gosta de :superlohan: muito util parabens!! *-* *-*
espero pela proxima aula  *-* *-*
Meus ObjetivosSer experiente em RGSS (  )]
Ser experiente em criação de script (  )
Ser experiente em Photoshop(  )

--------------------
"São as idéias que movem o mundo."
"O Mundo não vai parar porque uma pessoa parou."

- Desconhecidos

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
49 Respostas
27997 Visualizações
Última mensagem 23 de Novembro de 2011, 10:54:59
por BieelDesigner
34 Respostas